Objetivos
Na verdade, a proposta desta pesquisa consiste, basicamente, em responder à questão “ como se diz tal coisa na língua x?”, não se reduzindo, portanto, à simples oferta de um vocabulário que ative, por intermédio da LM, a competência lexical do aprendiz de uma LE, cuja aquisição do vocabulário é, sem dúvida, artificial. A distribuição de todo o vocabulário referente a um determinado tema em níveis de aprendizagem, por sua vez, procura apresentar uma possibilidade de recorte lexical a ser ensinado. Trata-se do dicionário disponibilizado não apenas como mais um acessório a serviço do ensino de línguas, mas sim para ser essencialmente utilizado como um dos materiais didáticos deste ensino, como um instrumento de referência pertinente e necessário. Nosso objetivo, audacioso, reconheçamos – daí nossa responsabilidade e nossos cuidados redobrados –, é mesmo nortear em níveis de aprendizagem o ensino do léxico da LE por meio do português, e não elaborar uma coletânea do léxico mais utilizado, por exemplo, em vários métodos de ensino de LE. Com isso, intencionamos apresentar uma resposta a exigências de uma aprendizagem mais rápida e dinâmica, com fins essencialmente práticos. Por um lado, esta seleção do vocabulário com objetivos didático-pedagógicos visa, pois, assegurar a comunicação em situações do cotidiano, mas sempre poderá ser ampliada e enriquecida pelo professor em função das necessidades de seus alunos. |